quinta-feira, 4 de abril de 2013

Morro do Cuscuzeiro em Analãndia

Analãndia



Feriado de sexta feira com promessa de sol para o interior o que foi o grande incentivo para planejar um bate e volta até Analândia. O lugar é conhecido pelo morro do cuscuzeiro e pelo morro do camelo, que são formações rochosas vistas de longe. Saimos cedo debaixo de chuva forte pensando no sol que estaria fazendo longe dali. Eu de Sportster e o Irineu de Shadow mais as lindas capas de chuva que representam a tristeza de andar de moto. Nos dirigimos até a Rodovia dos Bandeirantes e paramos no primeiro posto para retirar as capas, pois a chuva parava por ali nos arredores da capital.

Mirante

Analândia fica no oeste paulista cerca de 230 km seguindo pela Bandeirantes ou Anhanguera e passando para a Rod. Washigton Luis até chegar a BR-369. Nosso caminho foi tranquilo com grande quantidade de veículos por ser feriado de páscoa. Estrada boa até a BR que deixava a desejar por ser um asfalto paulista. Para moto havia uma oportuna faixa sem buracos seguindo aqueles poucos quilometros de ligação entre a Washington Luis até a cidade. Pelas chuvas constantes passamos por paisagens verdes todo o caminho. Dá gosto de viajar assim , chão verde e céu azul.

 Chegando em Analândia existe uma espécie de mirante na avenida de entrada da cidade em que há um Cristo de braços abertos e a vista para os Morro do Camelo e do Morro do Cuscuzeiro. Paramos para fotos mas seguimos ansiosos pela cidade . Ao chegar na praça central notamos que tudo estava fechado, até o quiosque de recepção ao turista. Uma incoerência ao meu ver. De nada adianta o quiosque de atendimento ao turista ficar aberto de segunda a sexta e no feriado ficar fechado. Mas alguns locais com fins lucrativos estavam abertos.
Cachoeira do escorrega

Seguimos por orientação de populares para o morro. Chegou ai a estrada de terra . Não , de areião ! Que aventura foi passar com as motos pesadas. Era esta a informação que procurava na internet e no tal quiosque de turismo fechado. Qual a condição das estradas?

Ferroviária
 Fomos até um pedaço da estrada que nos privilegiou a imagem do morro mas como não iriamos fazer rapel ou subir pela trilha no morro , voltamos antes de chegar até a base. Fomos até a antiga ferrovia que existia ali no tempo da cidade ser chamada de Annapolis. Era outro caminho em outra parte da cidade. Mesmo assim, foi outro areião desestimulante. Após fotos , estavamos pensando em voltar ao centro quando passaram por nós em direção a estrada de areião duas boulevard 1500. Foi o incentivo qua faltava.E naquele areião de estrada desenvolvemos habilidades para equilibrar as motos mesmo distraídos pela paisagem de morros de pedra esquecidos no tempo. Como disse o Irineu ao chegarmos na beira da estrada: "vamo arrisca ? ". Sem dizer uma palavra concordamos acelerando os motores de som tão agradáveis quanto a resposta afirmativa pela busca do desconhecido.

Ferroviária Annápolis

 E seguimos até uma estância que era  restaurante , cachoeira e camping 4 km dali. Passamos pertinho do cuscuzeiro em uma região rural simpática com animais de fazenda diversos. Dividimos espaço com vacas e cabras dando uma sensação de motorciclistas de big trails.

Almoçamos a comida de fogão a lenha , visitamos o escorrega e as tirolezas . No local , você pode alugar boias imensas para descer um escorregador natural .Atravessamos o rio a pé em um trecho de pedras altas .    Mas não entramos na água. Estavamos em um bate e volta em busca de paisagens e estrada. 

Em Analândia a natureza esta presente em todos os momentos com calor do sol foi um dia bonito e renovador para a alma . A região fica perto de Pirassununga mas mesmo assim não notamos a presença de usinas de álcool ou fumaça branca . Só a fumaça que saia do fogão a lenha . O que mais vi na cidade foi a presença de ciclistas todos muito bem paramentados.

A cidade tem um calçadão em frente a praça principal com atrativos  para a alimentação.  Diversos córregos vimos ao cruzar as estradas de terra . Não tenho certeza se eram os mesmo e se tinham ligação mas o que era bem provável. Rapel em cachoeira também tem . 
Saimos depois do almoço após um passeio a pé pelas cachoeiras. Assim a digestão não nos puxava a antenção nas estradas. Voltamos pelo caminho inverso. Fiquei sabendo que seguir até Pirassununga a estrada esta ruim. Uma pausa no Graal da Bandeirantes e São Paulo ao fim do dia. 
Assim como uma ilha atmosférica , a cidade de São Paulo exemplificou o que eu ja aprendi. Saia da capital e o tempo é outro ! Analândia nos passou a impressão de uma terra tranquila e serena com sons de natureza e corredeiras para todo lado em um visual de Faroeste americano em seus areiões na estrada e suas planícies cheias de vegetação com encostas de pedra aparente. E viva o Cuscuzeiro , um abraço Morro do Camelo !






Morro do Cuscuzeiro




Morro do Camêlo





Estrada para o Morro do Cuscuzeiro, parte boa !

Vista dos morros pela antiga Ferroviária


Paisagem com o Morro do Cuscuzeiro ao fundo.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Marcelo, sua nova empreitada de reporter vai ser um sucesso.. esta caprichando em suas reportagens, Parabéns!!