sábado, 28 de junho de 2014

Serra da Canastra

Foi no feriado de Páscoa que parti com a minha moto para conhecer uma parte da Serra da Canastra. Sai na sexta junto com muita gente saindo de São Paulo . Trânsito e corredor de motos até Jundiai pela rod. Anhanguera (SP-330), dali segui pela SP-340 passando por Mogi-Guaçu até Casa Branca , depois pela 369 até São José do Rio Pardo. Cuzei para o estado de Minas e depois de Guaxupé segui pela alternativa Rod. Domingo Ribeiro Resende (146). Esta parte da estrada foi só alegria. Um céu azul com nuvens brancas enfeitavam toda a paisagem de um verde bonito e debaixo do sol com casaco de couro o vento era meu melhor companheiro, depois da moto. Surpresa foi que com toda aquela paisagem e velocidade surgiu um trecho de terra. E quando eu digo terra , me refiro a pedreira com terra. A estrada tinha 3 trechos que estão sendo construidos. Meu receio era não saber quanto de terra . Mas foi por pouco , passei pelo progeto de estrada entre montanhas de pedra lascadas para um novo caminho. Entre um trecho e outro a moto se alegrava acelerando no asfalto e ganhando aventura pela terra, cheguei em Alpinópolis.Dali pela MG 446 cheguei em Furnas depois de São José da Barra. O fim de tarde estava lindo com tanta água , a emoção da viagem e curvas . De um lado se avistava a serra e do outro o mar de Minas. Parei em um mirante e dali de cima avistava um cânion em que muitos banhistas desciam para o chamado lago azul , era possível ver diversas embarcações de passeio cruzando o visual de águas. Delicioso mas segui para achar meu pouso, devido ao feriado não achei vaga de hotel então levei uma barraca para me salvar. Segui para Capitólio a cidade dos lagos e para minha surpresa estava havendo um evento na cidade e desisti de dormir por ali. Parti com a dica de Piumhi ainda na MG 050 , que é pedagiada e cheguei quase de noitinha. Achei uma vaga que peguei com gosto. Piumhi é uma cidade bem comparado a São Roque de Minas ou Vargem Bonita, achar hotel depois seria mais difícil e montar barraca de noite pior ainda.
No dia seguinte segui para São Roque de Minas , cidade que fica um dos portões de entrada do Parque da Serra da canastra. Mais especificamente a parte alta. Dali é possível subir pela estrada de terra ruim atravessar a Canastra até seu outro lado mais oeste chegando em Sacramanento. Mas o preferido do pessoal e usar 4x4 ou moto off road para passear dentre tantos caminhos. Mas meu objetivo era uma cachoeira específica , a casca Danta. Cheguei em São Roque de minas e achei vaga em uma pousada devido a uma desistência . Mal cheguei e o dono da pousada já me colocou em um passeio de 4x4 , me deu uma lanchinho da pousada no saquinho que era do excelente café da manhã e me embarcou com mais 6 pessoas. Passeamos pela parte alta do parque visitando a nascente do Rio São Francisco de água transparente com pequenos peixes e uma estátua muito bonita do São Francisco. A estrada para a parte alta esta inacabada portanto tem muita erosão , pedras lascadas e uma subida beirando abismo estilo visita a Machu Picho. Motos são bem vindas mas o pneu da máquina vai fazer toda a diferença. Na parte alta conhecemos as cachoeiras que dão origem a Casca Danta. De lá não é possível ver pois a queda que é enorme mas pode-se ter idéia do volume e é possível banhar-se nas pequenas lagoas formadas entre cascatas menores. Existe também um mirante em uma trilha pequena que subi mais 300 metros . Meu relógio marcava 1500 metros de altitude.  Durante o passeio a puxada de carro é boa , seguimos para o vilarejo  vizinho do parque onde almoçamos no bar do Seu Vicente. Fogão a lenha e cerveja gelada. Seu Vicente ajudou a construir o vilarejo que consiste em 2 quarteirões de 1 igreja e 1 campinho de futebol. Algumas casas em volta. Os bancos da praça tem o nome dos moradores antigos. Coisa que vi em outras cidade por ali. A vendinha que abre todos os dias estava aberta onde comprei pilhas e a moça me explicou que nunca fecha pois abastece os moradores das fazendas por lá.  Saindo dali conhecemos outra cachoeira maravilhosa em beleza que fica fora do parque. Aliás existem muitos passeios para conhecer cachoeiras por ali, mesmo de moto. Conheci um colega na pousada que tinha chegado de uma e foi com sua moto pequena mas tomou um tombinho na lama.  Voltando , banho e praça ! Encontramos na praça para bebemorar o passeio com os recentes amigos. Quem não tem história para contar ?!
Dia seguinte com a moto para a chamada parte baixa da cachoeira Casca Danta. Segui para Vargem Bonita mas antes parei na Fazenda de queijo  para comprar e experimentar o tradicional queijo canastra. Já tinha ouvido falar mais de uma vez a respeito e com muito gosto fui direto ao fabricante. Minha moto adorou o passeio.  O pessoal me atendeu prontamente e gostaram muito da minha moto. Só queriam falar dela , e eu do quejo... Segui para Furnas e Alpinópolis. Visualizar a represa de perto andando de moto foi muito bacana. O caminho de volta foi por Carmo do Rio Claro , Alfenas e São Paulo.































Nenhum comentário: