quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CHAPADA DOS VEADEIROS


     O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás no distrito de São Jorge. A região é famosa pelas belezas naturais como cachoeiras, águas termais, animais e as formações rochosas. Rica em cristais da região e à venda em várias lojinhas, compreende os municípios entre São João da Aliança ao sul e Cavalcanti ao norte , ainda Colinas do sul ao oeste até a região central onde fica a maior cidade Alto Paraíso de Goiás. Natureza à flor da pele.
     Saímos de São Paulo pela Rodovia Anhanguera em dupla demotos para visitar a região e sem maiores planejamentos. Visitar, conhecer, curtir e registrar. Muito ouvimos das cachoeiras e da famosa "energia" do lugar. Pegamos um pouco de chuva rápida no caminho mas foi tranquilo. É até bonito de ver as nuvens de chuva carregadas cruzando as estradas. Confesso que procurava um pouco disto. Entre sol e chuva quase não usamos  a capa. Pousamos a primeira noite em Cristalina, mais da metade do caminho. Uma cidade comerciante de cristais. Não gostamos nem um pouco da parte hoteleira. Preços muito longe do que chamamos de conforto. Chegamos sob chuva forte e cansados. Ficou parecida como estas cidades bandoleiras do velho oeste que não se importam com o viajante. Hotel caro e com pouco a oferecer.  No segundo dia de viagem visitamos as joalherias, e assim,  comprados os mimos para as esposas, partimos.
     Seguimos viagem passando ao lado de Brasilia sem entrar na cidade. Meu colega Alexandre quase precisou usar o combustível reserva que carregava em galão, devido a falta de gasolina em um posto chave no nosso caminho. Apesar disso, chegamos em Alto Paraíso em grande estilo. Com chuva de um lado e sol do outro. E nós secos e sem capa. Foi divertido usar o mapa do GPS calcular a velocidade da moto, a direção das nuvens, o sentido da estrada  evitando as nuvens de chuva isoladas. A magia de Alto Paraíso nos contagiou ao ver o sol nos verdes campos misturado as montanhas rochosas.
Portal da Cidade Alto Paraíso
     Passamos pelo portal da cidade que é um disco voador e estava sendo enfeitado como uma árvore de natal. Conhecemos uma avenida que tem de tudo. Diversos restaurantes, lojas esotéricas, mercadinhos e seguimos até ver as casas de moradores, pousadas, hotéis. Acabei achando um hotel que alugas seus flats com ótimo atendimento e acabamento. Ainda assim digo que a cidade é pequena, simples e muito calma. Estacionado na porta do flat eu estava deixando a bagagem no quarto e um grupo de araras Canindé cruzou o céu acima do hotel. Parte da cidade que eu estava beirava a mata, foi quando senti que estava no lugar certo.
     No hotel existem painéis de fotos e explicações de como chegar aos pontos turísticos, tal qual é no CAT, Centro de Atendimento ao Turista. É possível contratar guias e até mesmo um carro 4x4 para visitar regiões mais difíceis. Para nós isto seria o último caso, nossas motos queriam rodar . 
     Conhecemos o aeroporto da cidade pois procurávamos um lugar alto para fotografar o por do sol. De lá nos indicaram seguir até o limite do município passando uma placa que indicava o paralelo 14, o mesmo que atravessa Machu Pichu no Peru, e chegamos no MIRANTE DO POUSO ALTO, ponto mais alto do Estado de Goiás - 1.676 m. Paramos na estrada e tivemos belas imagens do pôr do sol bem ao lado do Parque Nacional. Entre uma montanha e outra, com distâncias de menos de 5 km, tínhamos a sensação de nuvens carregadas de chuva e logo depois do céu limpo. Esta época de final de ano inicia a estação chuvosa na região. A melhor época para visitar o local é no meio do ano na estação de seca.
     No outro dia seguimos até São Jorge distrito pequeno mas cheio de atrativos. A estrada esta toda recém asfaltada. O caminho limpo e solitário com o visual de formações rochosas, é muito lindo. Em determinado momento, antes de chegar, tive de parar pois ali estavam vários morros logo após um bosque de Buritis que acompanhavam um rio. Parecia algo de cinema feito por computador. Inevitável procurar um dinossauro naquele visual. Como se eles ainda existissem. Ali vislumbramos sem saber que era o morro da baleia.
Vale da Lua
     Nesta estrada asfaltada já existem diversas opções de passeios. Optamos pelo chamado Vale da Lua. De longe no caminho, vendo os paredões rochosos, avistei duas fendas enormes que pareciam ter sido cortadas da montanha, me despertaram grande curiosidade. Será possível que alguém foi até aquele lugar ?
     Pois foi minha surpresa chegar ao vale da lua e perceber que fica exatamente  abaixo destas fendas da montanha cheias de vegetação.  O Vale da Lua é um lugar onde o rio passa entre as pedras com formações que lembram um queijo suíço. Ou , por assim dizer, a Lua. A mágica que a água fez. Com as motos chegamos quase a 200 metros do local e depois seguimos a trilha a pé. Cachoeira presente e área para mergulhar.


Prosseguimos o passeio para São Jorge onde esta uma das entradas para o Parque. Depois de São Jorge a estrada é de terra batida. Bastava seguir em frente em direção a colinas do sul para visitar outras cachoeiras, outros locais de passeio. Passamos em frente ao sitio arqueológico da pedra escrita com inscrições pré históricas gravadas na pedra a beira do riacho. Passamos também pela cachoeira  Raizama e Morada do sol que estava fechada pelas chuvas ocorridas. Depois voltamos para alto Paraíso e visitamos a cachoeira dos cristais. Ali, varias cachoeiras que levam ao grande final no véu de noiva. A maioria destes lugares são explorados turisticamente e cobram a entrada variando de 10 a 17 reais. Conhecendo a cachoeira dos cristais encontramos o dono da cachoeira da água fria, de uma fazenda vizinha, que nos convidou para visitar o lugar. No dia seguinte atendemos prontamente o convite e visitamos Água Fria , uma cachoeira  de imensa queda para um desfiladeiro. Chegamos pelo alto sem ver onde é o final. O pessoal pratica rappel no local.
Bar Rota 118
     Todo o momento nos sentimos com ares de fazenda , de interior, de tranquilidade. Nosso gosto era andar de moto e a cada mudança de lugar curtíamos as curvas e as descobertas.  
    Fomos convidados para a inauguração de um hotel  em Alto Paraíso que pretende atender mais exclusivamente a motociclistas. Possui toda a estrutura temática de marcas de moto e estilo das duas rodas. Bar com shows a beira da rodovia. Chama se Rota 118 Motorcycle Bar.
Cachoeira do abismo
Mais um dia e voltamos a São Jorge, fizemos  a trilha do abismo com vista para a chapada. Foram 3 km andando. As motos ficaram em uma espécie de portal de pedra e trocos de madeira. Deixamos algumas coisas nos bagageiros das motos que não ficam trancados. Alguém por la passou, revistou tudo e nada levou. Seriam E.T.s ? A trilha do abismo também é cobrada. É preciso de um pouco de experiência em trilhas para estes passeios. A cachoeira do Abismo é uma queda de água que forma pequenas lagoas na pedra da montanha. O contraste esta na água transparente junto com a  o  abismo em queda com visual de desfiladeiro. Tem um funcionário no meio da mata esperando para cobrar e são mais tranquilos quanto ao horário pois no Parque Nacional só pode entrar até as 12 hs. Nesta trilha do abismo também é possível seguir ao local chamado janela com visual da cachoeira do Parque Nacional.
   




Águas quentes

     Na estrada até colinas do sul fomos até as águas termais. Fica aberto até as 22 hs. São três piscinas em pedras interligadas com água corrente natural e aquecida.
Uma ótima dica é almoçar em São Jorge no Restaurante Buritis. Como a propaganda diz , você come muito bem e gasta pouco e o melhor, você recebe as dicas da chapada diretamente do dono Messias. Ele nos mostrou suas fotos em diferentes épocas de todos os locais turísticos. Estão em posters espalhados no restaurante. Achei melhor perguntar a ele do que no CAT. Lá também já virou um hostel mas se for preciso algo mais sofisticado Seu Messias disse que indica hotel local.
Estrada de São Jorge para Colina do Sul
   Opções de hotel são variadas e a comida da região foi de maneira geral muito boa. Não encontramos com nenhum E.T. mas fotografamos paisagens, conhecemos muita gente boa, entramos em diversas cachoeiras, e principalmente , estradas boas com retas e curvas deliciosas. O que mais achamos de esotérico na cidade foi a nossa sensação do tempo. Perdemos a noção totalmente. Apesar de tudo perto o dia passava rápido, acho que a calmaria estava no ar e não tínhamos pressa em nada.  
     A cidade de Alto Paraíso possui um único posto de combustível , ali ficam também poucas lojas , entre elas conhecemos o Tom Ervas . Uma loja de produtos fitoterápicos que é bem conhecida pois estávamos com encomenda de São Paulo. Comprei um sabonete para crescer cabelo de cinzas de plantas da região , se funcionar, eu volto buscar mais. Também recebi dois tipos de folheto com diversos pontos a serem visitados. Um do Messias e outro do CAT. O que diferencia mais na escolha dos passeios é a sua disposição para caminhar entre trilhas e quantos dias você tem para conhecer a região. Acho que 5 dias são necessários mas se ficar mais, também valerá muito a pena pois são muitas opções. Em uma visita de moto pela região será inevitável utilizar percursos de estrada de terra. Trechos pequenos de 3 km , até trechos na média dos 20 km. Sem a presença de muitas chuvas , evitando lama, são estradas de terra , diria que frequentáveis.
     Voltando para São Paulo fizemos nosso pernoite em Catalão. O pernoite no  "Mara turismo Hotel"  fomos muito bem atendidos. No Café da manhã ainda perguntei a garçonete se estava havendo algum evento no hotel para um café da manhã tão bem servido.   
     Nossa viagem foi de 2800 km no total. Não tivemos problemas mecânicos nem dificuldades maiores. Nosso retorno que foi mais cansativo pelo clima mais frio com chuvas mais acentuadas no trecho Minas e São Paulo.  

Pousada Casa Rosa
http://www.pousadacasarosa.com.br
Rua Gumercindo de morais . Alto Paraiso de Goiás / GO -  Tel (62) 3446-1319

Rstaurante Hostel Buritis - Vila São Jorge / Alto Paraíso / GO - Tel (62) 9848-3063
site: restauranteburitis.com.br

Road House Rota GO 118 Motorcycle Bar - Alto Paraíso de Goiás / GO - Tel (62) - 3446-1558

Mara Turismo Hotel
Av. José Marcelino 925 - Catalão / GO
http://www.maraturismo.com.br/


Águas quentes

Entrada para Pedra Riscada


Entrada para o Abismo



Véu da noiva na Cristal





Vale da Lua


Morro da Baleia



Pousada Casa Rosa




Portal da Cidade
Rota 118















Vale da Lua

Cachoeira do Abismo






Mais fotos no video do Youtube 


Nenhum comentário: