sábado, 10 de março de 2012

São Francisco Xavier FAIL !


Acontece ...

Sai de São Paulo 9 horas atrasado. Vou sempre me lembrar disto. Percorri a Rod. Airton Senna e a Carvalho Pinto. Detalhe que pela segunda vez consecutiva nestas estradas notei algo importânte. A sensação que são rodovias que não rendem. Parece que que 100km por lá representa o tempo de 150km. Não posso mais programar o tempo pela kilometragem da Airton Senna , sempre chego atrasado mesmo correndo no limite. Acho que os pedagios que passei também são responsáveis pela maior perda de tempo. Aliás , como é pago , notem que sempre na ida após o pedágio somos favorecidos com uma inclível trepidação que vem do asfalto. Será um benefício por ser estada paga ? Será que eles não pretendem arrumar ? A ironia é que vemlogo após você pagar.
Segui rumo a São José dos Campos , estava de GPS somente para me guiar. Foi bom pois para chegar a Monteiro Lobato é preciso atravessar a cidade e o fato é esse: quem esta com pressa escolhe locais que não cruzem por dentro de cidades. Achei os motoristas de São Jose estressados e apressados e ... 
Cruzei a cidade , o GPS me avisou que passei a entrada e assim por diante lá se vai meu tempo.
Segui para Monteiro Lobato . A estradinha tem acostamento e muito bonitinha com aspecto bem rural. Notei que a altitude ainda beirava 550 metros. Nada de montanhas. 
Monteiro Lobato é uma cidade pequena , inclinada , e tem o Sitio do Pica Pau Amarelo. Digo isto porque é o que se ve de turismo fácil na cidade. A população sempre na rua e as lojas vendem Emilias de pano. Foi a minha primeira impressão. Nada sofisticado ou chamativo.
Pois bem, segui para São Francisco Xavier. A estrada foi subindo e subindo. As paisagens melhoraram com o exuberante visual que acompanha o rio .  É possível encostar a moto para apreciar o visual. No meu caso, eu vinha sendo seguido pelo Cumulus nimbus , popular CB. Do alto de uma planície pude acompanhar nuvens escuras que trovejavam e sobrevoavam o desfiladeiro entre morros. Estava naquela, fujo voltando ou fujo seguindo ? Segui. Aproveitei a estrada de ida para umas poucas fotos. 






Chegando em São Francisco Xavier encostei no posto BR logo da entrada que o frentista me arguiu :    -É para encher ? e eu com a mesma vontade de sempre de responder não põe só um pouquinho respondi : -Sim. FInalizando o abastecimento com o desfalque de 3 litros de gasolina ( imagine se ele não enche) caiu a CHUVA.
Fechei meu casaco que diz ser a prova de água e entrei na cidade. A partir dai so vi chuva. Entrei na cidade com chuva grossa e achei o aspecto de casinha de boneca. Notei muitos locais para sentar e comer , todos com uma decoração parecida . Suave iluminação e cadeiras de madeira. Como varandas do interior. Lojinhas de artesanato e muitos carros estacionados . Carros bons que para mim significavam turistas. Bem , não pude tirar uma foto debaixo daquela água . Visitei uma loja agropecuária que estava muito arrumadinha , como os restaurantes, e procurei o alforje de couro que pretendo para minha moto.  Havia uma cela na porta de entrada bem a vista de quem passa. As calçadas são curtas e as casas bem expostas para a rua. As ruas se mostraram de paralelepipedo em hexágonos mais as cerquinhas de madeira por vários estabelecimentos , só podia dar a impressão de casinha de boneca. No bom sentido !

A chuva aumentou e eu sofri a saída tarde de casa . Porque não sai 8 horas ? Teria uma hora para visitar a cidade. Dei uma voltinha na pracinha que estava frequentada por turistas no coreto , vi mais restaurantes todos com o mesmo estilo , além de lojas de conveniencia de arquitetura típica da cidade. E tomei a grande decisão . Falei para mim mesmo: - Vou voltar !
Saindo da cidade caiu a chuva de granizo . Pedras batendo na moto e no capacete. Percebi que minha roupa impermeável não é tão impermeável assim. Fui pelos próximos 50 kilometros assistindo raios e trovoadas . Pena não estar com uma camera no capacete. Teria fimado diversos raios. Cena para o Discovery Channel.
Chegando em São Jose novamente estava com a cueca molhada e a camiseta um pouco marcada. Já os braços ... e cade o sol e o vento na cara para secar ? Ficou para a Carvalho Pinto. Chegando em São Paulo mais chuva que depois daqueles 50 km nada representaram para minhas roupas molhadas.
São Francisco Xavier recomendo o passeio , até mesmo para mim que um dia vou lá , mas para conhecer.











Nenhum comentário: